Se por um lado a internet é fundamental para resolver diversas tarefas do dia a dia, por outro ela pode ser uma porta de entrada para diversos golpes e fraudes. Você sabe quais são os mais comuns e como se proteger deles?
Confira a lista abaixo e conheça os golpes e tentativas de fraude mais vistos na internet. Dessa forma, você pode tentar evitar ser vítima de alguns deles.
Boleto trocado
O usuário realiza uma compra em uma empresa real e certificada e escolheu a forma de pagamento por meio de boleto.
Pouco tempo depois ele recebe o contato de um golpista se fazendo passar por um funcionário da empresa que realizou a venda. Assim, ele alega que houve uma incrível redução de preço e irá enviar um novo boleto com um valor menor ao da compra original. Neste caso, o novo boleto é uma fraude e contém os dados do criminoso.
O usuário pode confundir com um contato oficial porque o golpista costuma utilizar características reais da empresa vendedora. Mas, na verdade, a promoção, assim como o boleto, é falsa. E ao realizar o pagamento do boleto o golpe é concluído.
Ofertas falsas
Imagina acessar a internet e perceber que um celular que custa na faixa de R$1.200 agora está por R$400? E mais: a página é de um site muito conhecido no Brasil e na América Latina e o anúncio conta com um vídeo gravado por um famoso apresentador brasileiro que explica o passo a passo de como garantir a oferta.
Esse golpe atingiu muitas vítimas em 2024 porque parecia muito convincente. E não é para menos. O vídeo do apresentador anunciando a oferta recebeu uma dublagem criada com inteligência artificial que recriou a voz original do “garoto propaganda” da empresa.
Não bastasse isso, os criminosos ainda recriaram uma página de site idêntica à da loja virtual. No entanto, a compra no site falso só poderia ser validada com o pagamento em Pix. Após efetuar a compra, as vítimas não receberiam o produto do falso anúncio.
Phishing
Essa é uma das táticas mais comuns entre os golpes na internet. A partir de mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp, os criminosos se passam por empresas e solicitam informações pessoais ou financeiras, como dados do cartão. Também é comum nesses casos a utilização de links.
De forma usual eles fazem pressão sobre a vítima alegando que os dados solicitados são importantes para que seja resolvido uma situação urgente, como problemas na conta bancária ou ofertas limitadas que vão acabar em pouco tempo.
Dinheiro emprestado para familiar ou amigo
Após aplicar o phishing e fraudar o número de telefone de uma pessoa, o golpista envia mensagem para familiares ou amigos da vítima para pedir que seja feito o envio de dinheiro.
Novamente aplicando o senso de urgência, e utilizando uma conta de WhatsApp com as mesmas características da vítima, o familiar não percebe a situação controversa e realiza o envio de dinheiro.
Em alguns casos, o golpe é aplicado a partir de um número de telefone desconhecido e apenas utilizando a foto de uma pessoa real.
Sorteios e prêmios
Neste caso, a vítima recebe o contato por ligação, SMS ou WhatsApp e é convencida de que foi sorteada ou que ganhou um prêmio de valor financeiro muito alto. No entanto, para resgatá-lo é necessário arcar com os custos de envio e/ou taxas.
Dessa forma, a vítima é ludibriada pelo tom do argumento e realiza o envio, concluindo o golpe.
Suporte técnico
Este tipo de golpe não é tão comum no Brasil. Nele, os criminosos se passam por técnicos de grandes empresas para entrar em contato com as vítimas e alegam que detectaram problemas em seu computador ou smartphone. Essa mensagem também pode aparecer em forma de pop up na tela do aparelho de um usuário.
Uma vez que a vítima segue as instruções do contato e passa informações vitais de segurança, os golpistas acessam seu aparelho remotamente para instalar malwares a fim de roubar dados pessoais ou cobrarem pela ajuda oferecida.
Golpe do investimento
Golpes desse tipo aparecem como uma excelente oportunidade de investimento. Isso significaria baixo valor investido, risco mínimo e retorno com altos ganhos. Essa prática é bem comum atualmente e um de seus nomes é Pix Premiado.
Os golpistas utilizam argumentos convincentes e conselhos de investimento para dar mais credibilidade à trapaça. Além disso, utilizam falsos casos de sucesso de pessoas que conseguiram alcançar uma vida de luxo por meio da suposta oferta de rentabilidade.
Como se proteger de golpes na internet?
Apesar da sofisticação e criatividade, na maioria dos casos, existem algumas atitudes que ajudam a descobrir se uma situação é golpe.
1. Mantenha softwares sempre atualizados
As atualizações de softwares, sejam no computador ou no smartphone, são importantes pois elas tendem a reparar falhas e vulnerabilidades em versões desatualizadas.
O usuário deve sempre verificar se há versões mais atuais dos programas e também do sistema operacional porque elas tendem a corrigir falhas de segurança que poderiam ser usadas por hackers.
2. Use senhas fortes
Utilizar a mesma senha em diversas contas aumenta as chances de ela ser hackeada. O ideal é utilizar senhas longas, aleatórias e únicas para cada tipo de serviço. Também é interessante combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para aumentar a complexidade.
E quando for possível, utilize a opção de dupla verificação sempre que acessar sua conta. Algumas ferramentas podem facilitar isso, como é o caso da autenticação multifator.
3. Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas
Para aumentar a proteção sobre suas informações pessoais e financeiras, é preciso ficar atento às mensagens suspeitas. Ao receber mensagens de e-mail, SMS, WhatsApp ou ligação, preste atenção em alguns pontos:
. Boletos reenviados: Após fechar uma compra com pagamento por boleto, verifique se os dados correspondem à empresa que realizou a venda. Outro fato importante é que após realizar uma venda as empresas não costumam entrar em contato oferecendo desconto sobre o produto vendido. Caso alguém faça contato enviando um boleto com valor menor ou com dados diferentes do anterior, desconfie e ligue para o telefone oficial da empresa.
. Autenticidade de faturas: se você receber uma fatura que não reconhece, verifique suas transações bancárias diretamente através do aplicativo do seu banco ou do site oficial antes de tomar qualquer ação sugerida pelo e-mail.
. Verificações de URLs: ao passar o mouse sobre um link (sem clicar), você pode ver para onde o link realmente aponta. Se o URL parece suspeito ou não corresponde ao site da empresa, não clique.
. Ofertas fora da realidade: Por mais vantajoso que uma promoção ou oferta de investimento possa parecer, desconfie quando for boa demais para ser verdade. Mensagens golpistas podem aproveitar esse tipo de interesse para utilizar como iscas a fim de atrair cliques para links maliciosos.
. Erros de gramática e Ortografia: Mensagens falsas podem conter erros de ortografia e gramática. Em mensagens oficiais é incomum acontecer isso.
. Solicitações de informações pessoais: Recentemente, muitas instituições financeiras seguiram a linha de anunciar na TV e nas redes sociais que não ligam, nem mandam mensagem, para o usuário para solicitar informações pessoais. Sempre que isso acontecer, ligue o sinal de alerta.
. Anexos suspeitos: evite abrir anexos em e-mails que você não estava esperando, especialmente se eles exigirem ações urgentes, como verificar informações de conta ou realizar pagamentos.
. Mantenha a calma: Evite realizar esse tipo de tarefa com pressa. A atenção na leitura é essencial para perceber alguns detalhes que podem passar despercebidos. Lembre-se de que a calma e a atenção podem ser fatores naturais de segurança.
Como denunciar golpes?
Para denunciar golpes online, você tem algumas opções:
Delegacias Digitais: a maioria dos estados brasileiros tem a opção de registrar ocorrências online através de suas delegacias digitais. Isso é útil para crimes como fraude, clonagem de cartões e roubo de identidade.
Ministério Público: se o golpe envolver crimes mais graves, você pode abrir uma denúncia no site do Ministério Público.
Polícia Federal: para crimes que requerem atenção imediata ou têm uma maior gravidade, contatar diretamente a Polícia Federal pode ser a melhor coisa a se fazer.
Procon: caso você tenha algum problema com suas compras online, o Procon é uma boa opção para você ir atrás de seus direitos.

