Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que terão a cerimônia de abertura nesta sexta-feira (26), contam com uma megaestrutura para realizar o evento. Quase 15 mil atletas olímpicos e paralímpicos (isso sem contar todo o staff) estarão na cidade para participar dos jogos.
Entre as atividades necessárias para fazer tudo acontecer, uma área se destaca por participar de forma importante em todas elas: a Tecnologia da Informação (TI). Como já vem sendo noticiado, essa será uma das principais ferramentas para a organização do torneio. A França, país sede, prometeu que essa será a Olimpíada mais sustentável de todos os tempos. E para ser sustentável, a tecnologia é aliada.
Levando em consideração todo esse cenário, conheça abaixo cinco desafios em TI que os Jogos Olímpicos vão precisar superar para alcançar o sucesso do evento.
DESAFIO 1 – Alta conectividade
Sem dúvidas, o maior desafio de Tecnologia da Informação em Paris 2024 será o de fornecer alta conectividade. Os milhares de atletas irão competir em mais de 200 locais. Para isso, serão utilizados mais de 12.000 telas conectadas, 8.000 terminais Wi-Fi, 13.000 computadores e 400.000km de fibra ótica, 90% dos quais já foram instalados.
Além disso, espera-se 20 mil jornalistas cobrindo as competições e 13 milhões de espectadores nos estádios. Para os milhões de espectadores, a bilheteria irá funcionar de forma 100% digital, algo inédito na história da maior competição esportiva do mundo.
DESAFIO 2 – Uso da Inteligência Artificial (IA)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que irá transmitir os jogos em resolução 8k. E para melhorar a experiência durante a transmissão uma plataforma de IA será utilizada para selecionar replays multicâmeras com reconstrução de alta qualidade para criar modelos tridimensionais e mapeamento de pontos de vista em tempo real.
Além disso, a IA será utilizada para enriquecer dados, análises, gráficos e movimentos dos atletas durante as provas.
DESAFIO 3 – Segurança
A segurança digital dos Jogos tem a missão de evitar que o recorde de ciberataques do último evento seja ultrapassado. Em Tóquio 2021 foram registrados 450 milhões de ataques cibernéticos.
Para Paris 2024, diversas organizações estão alinhadas na estratégia vigilante contra ciberameaças, como DDoS, ransomware e desinformação.
Outra novidade para esse ano é que além da segurança digital para proteção de dados, a tecnologia também estará presente no esquema de segurança civil por meio da inteligência Artificial (IA).
O chamado sistema de vídeo-vigilância algorítmica (AVS) poderá identificar movimentos estranhos, comportamentos incomuns, incêndios e objetos suspeitos.
DESAFIO 4 – Utilização de Internet das Coisas (IoT)
A IoT é um sistema de dispositivos e sensores interconectados que coletam e compartilham dados. Dois fatores podem impulsionar esse sistema em Paris.
O primeiro deles é enorme quantidade de aparelhos conectados próximos uns aos outros. Como exemplo, um dos patrocinadores oficiais do evento presenteou cada atleta com um celular de última geração lançado nesse mês de julho. Foram 17 mil novos aparelhos enviados. Isso reflete uma parte do desafio de coleta e compartilhamento de dados.
O segundo fator é o aperfeiçoamento da conectividade 5G. Esse tipo de rede viabiliza a transmissão de dados de forma mais eficiente, suportando uma vasta rede de dispositivos conectados (IoT).
DESAFIO 5 – Minimizar falhas de rede sem fio
O aperfeiçoamento da conectividade da internet 5G poderá resolver um problema que causou transtornos em edições recentes de outro grande evento esportivo: a Copa do Mundo.
Em 2014, por exemplo, metade dos estádios da Copa no Brasil enfrentaram problemas e apresentaram falhas. Nas Olimpíadas de Paris, mais de 200 locais receberão algum tipo de competição nas próximas semanas e vão demandar conectividade para diversas atividades.
Além da rede móvel, a rede por cabos ou Wi-Fi também será essencial para alimentar locais que abrigam core de rede e necessitam do envio seguro de informações. Neste caso, a arquitetura de soluções deve ser precisa no projeto para evitar qualquer tipo de intercorrência.
Apesar de já ter iniciado as atividades em algumas modalidades, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris irá acontecer no dia 26 de julho, sexta-feira, e o encerramento será no dia 11 de agosto.
Quer tirar alguma dúvida sobre quais equipamentos poderiam ser utilizados para solucionar os desafios acima? Mande uma mensagem para a equipe da W2N. Nós temos a solução para diversos desafios que a sua empresa pode encontrar na área da Tecnologia da Informação.

