O Quadrante Mágico do Gartner é uma ferramenta amplamente utilizada no setor de TI para avaliar e comparar empresas, produtos e soluções em diversas categorias tecnológicas. Ele oferece uma visão clara de como os principais fornecedores de tecnologia estão posicionados em termos de visão estratégica e capacidade de execução.
O modelo ajuda empresas a se informarem melhor antes de realizar algum tipo de investimento nessa área e ajuda a esclarecer qual equipamento funciona melhor com o tipo de solução necessária.
Como Funciona o Quadrante Mágico do Gartner

O Quadrante Mágico divide os fornecedores em quatro categorias principais:
Líderes: Empresas que combinam uma visão ampla e clara do mercado com forte capacidade de execução.
Visionários: Empresas com uma visão inovadora do futuro, mas que ainda não possuem boa capacidade de execução.
Desafiantes: Organizações que têm alta capacidade de execução, mas podem não ter uma visão de mercado tão ampla ou inovadora quanto os líderes.
Nicho de Mercado: Fornecedores que focam em segmentos específicos com uma capacidade de execução limitada.
Elas são divididas assim para fazer um comparativo entre os pontos fortes e os desafios de um fabricante de tecnologia com suas necessidades específicas. Dessa forma é possível entender melhor sobre o cenário de concorrência entre eles e conhecer como eles estão posicionados para atender cada tipo de usuário final.
Na prática, o Quadrante Mágico do Gartner é uma ferramenta que vai ajudar a trazer clareza antes de qualquer investimento na área de tecnologia. Pode ser o caso, por exemplo, de uma empresa que necessita de um Access Point (AP) com recursos específicos e alta demanda técnica.
Se além da necessidade de possuir as características acima, o equipamento ainda for colocado em local onde ele estará exposto a condições severas de clima, como sol, chuva e poeira, então é possível que o AP mais indicado seja o de alguma empresa do quadrante de líderes. Isso porque é comum encontrar nessa parte do Gartner as empresas que são mais consolidadas nas características de seus produtos, disponibilizando-os como uma solução mais robusta e confiável para soluções exigentes.
Se acontecer de uma marca que é bem avaliada no mercado regular e residencial, não aparecer em nenhum quadrante do modelo Gartner, então é possível que aquele equipamento não sirva para compor a solução ideal da sua empresa.
Ou seja, diversos fatores podem estar ligados às decisões que vão impactar no desenvolvimento do TI na sua empresa, como características necessárias do projeto, desafios relevantes, planejamento e envolvimento do projeto, valores do equipamento e reserva financeira para investimento.
Entretanto, o Quadrante Mágico do Gartner tende a ser decisivo porque ajuda a apontar qual é o fabricante de equipamentos mais indicado para servir ao propósito do seu plano de TI.
Por fim, é fundamental lembrar da importância de se confiar em empresas de TI que possuem especialistas certificados e capacitados para indicar a melhor solução para o seu negócio. Somente com essa validação profissional será possível entender qual é o melhor equipamento para evoluir a parte de tecnologia corporativa e industrial.

